Dom(ingo)

Andando pela calçada do condomínio, eu fiquei pensando como os dias são vagos as vezes, assim como a rua é. Hoje por exemplo, é domingo. Dia mais vago que esse eu não sei se existe, até um feriado é mais animado e quente como está em Fortaleza, se torna pior ainda pra sair... Indisposição, preguiça,  fadiga, etc.
É aquele dia que a gente tira pra pensar na vida e hoje eu resolvi falar sobre dons. As pessoas costumam dizer que dons nascem com você. Eu me dei o direito de ir no dicionário e pesquisar o que significa dom:

Substantivo masculinoQualidade inata, natural; aptidão, talento: tem o dom da pintura.Aptidão natural para algo ruim; tinha o dom de ser chato!Presente oferecido por alguém; dádiva.[Religião] Graça que se recebe de um santo ou entidade espiritual.

Já não era surpresa pra mim achar isso escrito. Eu lembro de uma consulta que fui com o dr. Pedro, um dos melhores psicólogos que eu tive, que ele disse que eu tinha uma missão que não era como qualquer outra, como a das pessoas pode ser constituir família e ser dono de uma doceria, por exemplo. Eu fiquei sem imaginar o que poderia ser essa missão e ao mesmo tempo se poderia ser ligada a algum dom que eu viria a ter e não sabia ainda. Não posso mentir pra realidade, eu fiquei fascinada pela ideia de ter uma missão na Terra, mas essa fascinação durou pouco. Eu tentei tocar saxofone, violino, fazer trabalho voluntário, doei cabelo, dei minha cadeira no ônibus pra outras pessoas sentarem, fui conduzida ao centro espírita de uma forma "mágica" (claro que não foi mágica, algum ser superior me levou até lá) e lá eu me encontrei. Sabe que nos centros espíritas que seguem a doutrina de Allan Kardec, eles pregam a caridade. E lá vou eu mais uma vez procurar no dicionário o que seria exatamente caridade...

Substantivo feminino
Amor a Deus e ao próximo: a caridade é uma das três virtudes teologais.Disposição para ajudar o próximo; tendência natural para auxiliar alguém que está numa situação desfavorável; benevolência, piedade.[Popular] Amor ao próximo: agir por pura caridade.Aquilo que se oferece a; esmola, favor, benefício: fazer a caridade.Expressão de bondade; compaixão: cedeu-lhe a vaga por caridade.

Ok. Caridade é amor. Amor a Deus e ao próximo. Um amor onde você dá de forma instantânea, sem pedir ou esperar nada em troca. Eu achava muito bacana quem fazia isso e não esperava nada em troca, nunca imaginava que pudesse acontecer comigo. Na vida, sempre fui um tanto carente e não sabia porquê, com o tempo veio a depressão e a procura pela cura e depois que fui me descobrindo, entendi porque agia de algumas formas, inclusive de forma carente. Atualmente tô com uma nova psicóloga, a Olívia e provavelmente vou deixar de me consultar com ela :( isso me deixou muito triste, mas o dinheiro não tá fácil e eu tenho que encontrar formas mais viáveis de me tratar. O que importa, é que a Olívia me trouxe uma nova concepção de vida, que a percepção de si mesmo é importante pra gente se comportar com as demais pessoas que estão ao nosso redor, e o mais importante, a gente tem que se respeitar, respeitar nossos sentimentos, não fazer tudo o que os outros querem que a gente faça, JAMAIS SE ANULAR! Isso mais que tudo é amor. Eu descobri esse novo dom em mim, eu posso me amar do jeito que eu sou, posso valorizar meus sentimentos sem achar que é egoísmo da minha parte e o mais legal, com os ocorridos do último mês, eu descobri que posso amar incondicionalmente pessoas além da minha família; amar sem esperar que elas me deem amor em troca. Sei que é normal a gente amar e receber amor em troca, que as pessoas dizem que amor recíproco é mais saudável, que não se namora sozinh@ e lhe taxam como otário/trouxa e tudo o mais, quando você ama alguém que não lhe ama. Eu não sei exatamente se isso tá acontecendo comigo, mas eu amo alguém sem pedir amor em troca dessa pessoa e desejo o melhor pra ela. Penso nela sem rancor, sem remorso, sem raiva, sem ódio, sem tristeza; aprendi muito com essa pessoa e acredito que ela também aprendeu comigo. A vida segue e amor de verdade fica guardado no nosso coração.
Meu dom é amar e não tenho vergonha disso. Eu sou caridosa da forma que posso e não tenho vergonha disso, só espero poder amar mais pessoas e não esperar nada em troca delas :)
Hoje eu sou grata aos dons que eu tenho e à minha missão que ainda não sei ao certo qual é. O hoje serve pra isso mesmo, pra gente aprender o quanto se pode evoluir, o quanto podemos ser resilientes, altruístas e acima de tudo, expandir o amor na vida!
Já sabe qual é o seu dom?

Comentários

Postagens mais visitadas